Como Krsna leva o coração?

 


 A história a seguir mostrará como:

 Krsna estava levando as vacas para pastar durante o dia na floresta de Vrindavana. Sua tez corporal era da cor de uma nuvem de chuva escura, Seu cabelo preto encaracolado estava pendurado em Seu rosto, e Ele parecia muito, muito maravilhoso e encantador. Seus amigos estavam espalhados nas quatro direções cantando: “Sadhu! Sadhu!” (que significa “Excelente! Excelente!”) e louvavam Krsna , cantando e tocando suas flautas e cornetas de chifres. Como eles estavam indo assim, mesmo os cegos de Vraja vinham para fora para tentar vê-los. 

 Alguém diria: “Onde você está indo?”

 Alguém respondia: “Eu vou ter um darsana de Krsna. Pegue minha mão, vamos! " e com grande ansiedade eles iam.

 Todas as pessoas de Vraja cercavam a estrada para ver Krsna levando as vacas para pastar. Mãe Yasoda e Nanda Bābā iam seguindo Krsna, dizendo: "Meu filho, volte logo, não vá muito longe! ”

 Uma  vez e outra Krsna disse-lhes para voltarem, e finalmente, quando Ele prometeu que certamente voltaria mais tarde durante o dia, eles voltaram lentamente para casa. 



 Havia inúmeras mocinhas recém-casadas  que tinham acabado de chegar a Vraja para morar nas casas de seus  maridos. Todas elas foram até as portas de suas casas para ter um vislumbre ou subiram no topo das árvores nos kuñjas.

 Krsna também estava espreitando: Ele sempre quer ver novas garotas. Dentro de uma casa, havia uma nova mocinha que tinha acabado de se casar dois ou três dias antes. Ela tinha ouvido falar há bastante tempo, como Krsna parece maravilhosamente belo  quando Ele está levando as vacas para pastar. Quando ela ouviu Krishna vindo com as vacas, no fundo de seu coração ficou muito inquieta e ansiosa para ter Seu darsana. Mas sua sogra e cunhada estavam sentadas na soleira da porta, e sua cunhada foi especialmente desagradável com ela.

 As duas lhe disseram: “Você não vai! Nós vamos, mas você não pode ir. Há uma cobra preta lá fora, e se ela te picar, você nunca será capaz de remover seu veneno. Portanto, fique em casa! Nós voltaremos em breve",

 A menina disse: “Onde vocês vão? E eu vou ficar apenas sentada aqui em casa? Eu também irei! ”

“Não, é perigoso! Não vá! Seu coração é muito imaturo e você nunca será capaz de remover o veneno da cobra. Você apenas sente-se lá."

“Ainda assim irei com vocês!”

“Não, é perigoso! Você não vai. ”

“Então eu irei sozinha. Todas as esposas, idosos, meninos, meninas, pássaros, feras e insetos de Vraja estão indo para ter um darsana de Krsna e em Vrndāvana só eu que não receberei Seu darsana? Certamente que eu vou!"

"Não, você não vai!"

“Eu com certeza vou! Mesmo se vocês me expulsarem desta casa, eu irei! "

 Então, vendo que Krsna estava se aproximando, a sogra e a cunhada correram para vê-Lo. Quando elas saíram, a menina deu um passo à frente e começou a espiar pela fenda da porta. Sua posição era tal que ela podia ver, mas ninguém podeia vê-la. Krsna estava segurando a flauta em Seus lábios e tocando tão docemente que parecia que o néctar de Seu coração estava emanando através dos orifícios da flauta e inundando toda a área de Vrndavana. Aqueles olhos que não viram isso devem ser postos em chamas. Somente os olhos que viram esta bela cena são bem sucedidos. As gopis estavam oferecendo arati a Krishna, não com lamparinas, mas com seus olhos. Como? Seus olhos eram como lamparinas, e o prema em seus corações era como o óleo. Seus olhos estavam ardendo ao mirar a forma de Krsna com olhares de soslaio amorosos, e elas realizaram arcana para Krsna com esses olhares. Com grande felicidade, Krsna ficou tímido e aceitou todos os olhares.



 Mas Ele estava olhando na direção daquela porta. Krsna pode ou não querer ver alguém, mas se alguém realmente deseja  vê-Lo, Ele certamente verá esta pessoa. Naquele dia Ele queria ver aquela  nova mocinha antes de tudo. Ele queria deixar todo mundo para trás e ir para lá imediatamente, e naquele momento Ele fez uma brincadeira  com um bezerro. Agarrando a cauda do bezerro, deu-lhe um tranco e o bezerro correu diretamente para aquela porta, como se tivesse sido treinado para esse  propósito. Imediatamente Krsna e o bezerro chegaram àquela porta. De pé em Sua postura de três dobras, com a flauta em Seus lábios, e sorrindo, Ele deu o Seu darsana para aquela mocinha. Terminou! O coração saiu dela e Ele o pegou e seguiu Seu caminho. Ela só conseguia ficar imóvel. Isso é pegar um coração: man-mana bhava. 

Isto é man-manā bhava. Absorva o sua mente em Mim como as gopis fizeram. 

Relato de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em seu livro, O Néctar de Govinda-lila.