Srila Locana dasa Thakura: o autor do Caitanya-mangala.

 

Srila Locana dasa Thakura

 Ele nasceu em uma família de brâmanes perto de Katwa, no oeste de Bengala, no ano de 1520, trinta e quatro anos após o aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Quando menino, Locana dasa conheceu devotos do Senhor Caitanya. Sua natureza era ter grande apego ao Senhor e estar desapegado das alegrias mundanas.

Srila Narahari Sarakara Thakur

 Quando jovem, Locana dasa aceitou como seu mestre espiritual Sri Narahari Sarakara um associado íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu. Sri Narahari Thakura era um compositor especialista em canções devocionais e instruiu Locana dasa, que escreveu muitas canções maravilhosas, algumas das quais eram frequentemente cantadas por Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada.


 Ele escreveu um livro, Caitanya-mangala, que descreve as atividades do Senhor Caitanya. Para escrever o Caitanya-mangala Srila Locana dasa se inspirou em um livro em sânscrito de Sri Murari Gupta intitulado Sri Krsna-caitanya-carita. Ele compôs Sri Caitanya Mangala a partir do diário de Sri Murari Gupta: “Murari Gupta, que mora em Nadia, compôs muitos versos lindos sobre a vida de Sri Gauranga. Isso inclui os passatempos juvenis de Nimai, dos quais Murari Gupta participou pessoalmente, e Seu passatempo posterior em Nilacala, depois que Ele aceitou sannyasa, que foram narrados por Sri Damodara Pandita. Tendo ouvido esses versos de Murari Gupta, compostos em sânscrito, fiquei muito atraído e então os compus na métrica de poesia popular da vila de Bengali”.

 No Sri Caitanya-mangala encontramos muitos passatempos e detalhes de passatempos que não são encontrados nas outras duas biografias principais do Senhor Caitanya (vide Vrindavana Dasa Thakura ou Krishna Dasa Kaviraja). Aqui você encontrará conversas fascinantes entre o Senhor e sua mãe e esposa, pouco antes de Sua aceitação de sannyasa. Há também a visita de Narada Muni ao Senhor Krsna em Dvaraka, onde o grande sábio expressa sua lamentação a respeito da condição decaída do povo na era de Kali.


 Ele serve como Lochana Sakhi nos passatempos do Senhor em Vrndavana. No Vaisnava acara darpana, é mencionado que a potência da sobrinha do rei Vrshabanu, Tara, também encarnou como Srila Locana dasa Thakura nos passatempos de Mahaprabhu.

 Srila Locana dasa Thakura deixou este mundo em 1618 para entrar nos passatempos eternos do Senhor.