Qual é o sentido da vida humana?

 Comer, dormir, defender-se e acasalar-se – essas quatro coisas são comuns entre ambas as vidas humana e animal. 

 Na verdade, o significado da vida humana consiste na prática de serviço devocional ao Senhor. 

 Você nasceu de mãos vazias, e quando chegar o momento de abandonar esse corpo, também o fará de mãos vazias. Mas ao praticar serviço devocional ao Senhor, certamente alguém irá com você. Guru e Krishna. Isso lhe é desconhecido, você não sabe sobre Deus. 

 Por que você não está olhando para Ele? Apenas vire seu rosto em Sua direção e assim verá que Ele está sempre junto de ti. Seu rosto está virado para Maya, a potência ilusória de Deus, e ela está te batendo. Por esse motivo há tantos tipos de sofrimento, estresse e infelicidade em sua vida.
 



 Você não está sozinho. Guru e Krishna estão sempre com você e vivem dentro de seu coração. Apenas vire-se para eles, e assim, a compreensão virá. Talvez lhe surja a pergunta: “Como poderei virar minha face para o Senhor?” Cante os santos nomes, renda-se e sirva a Guru e Krishna. Sem cantar os nomes de Deus, nenhum método lhe fará virar seu rosto a Ele. 

 Tente entender a filosofia de que a essência da vida é realizar bhajana e sadhana – adoração ao Senhor, pois essa vida humana é muito rara e a qualquer momento ou segundo, podemos abandonar o corpo. 

 Em algum momento este corpo irá morrer, mas a alma nunca o fará, pois esta é eterna e transcendental. O que ocorre é a transmigração da alma de um corpo ao outro. 

 As escrituras explicam que se deve tentar enxergar e obter a compreensão acerca de sua alma  e de quem você realmente é. Mas como saber? A alma é extremamente diminuta, menor até do que uma molécula, e não se pode vê-la com olhos materiais. É por isso que não é tão fácil obter a compreensão acerca da alma. 

,

 Tente entender que a essência da vida consiste na prática de bhajana e sadhana, isto é, adoração a Krishna. Somente através desta, sua vida será bem-sucedida. 

 Pequeno trecho do harikatha de Oṁ viṣṇu-pāda aṣṭottara-śata Śrīla Gurudev Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja, em Matinhos/PR, no dia 20/06/2019.