Srila Visvanatha Chakravarti Thakura.

Srila Visvanatha Chakravarti Thakura

 Após o desaparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu e dos seis Goswamis de Vraja, a corrente de devoção pura (suddha-bhakti) continuou a fluir através da influência de três grandes personalidades: Sri Narottama dasa Thakura, Srinivasa Acharya e Sri Syamananda Prabhu. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura é o quarto na linha de sucessão discipular que descende de Srila Narottama dasa Thakura. Radha-ramana Cakravarti, era o mestre espiritual de Visvanatha Cakravarti Thakura.


 Os Vaisnavas da linha de Sri Ramanuja levaram o rei Jaya Singh II de Jaipur a acreditar que a adoração à Srimati Radhika com Sri Govindadeva não era apoiada pelas escrituras. A alegação era de que o nome de Srimati Radhika não era sequer mencionado no Srimad-Bhagavatam ou no Vishnu Purana, e que Ela nunca havia se casado com Sri Krishna segundo os rituais Védicos.

 Os Ramanuja Vaisnavas diziam que os Gaudiya Vaisnavas não se incluíam nas quatro sampradayas e, portanto, não possuíam uma linhagem pura. Além disso, alegavam que devido aos Gaudiya Vaisnavas não possuírem seu próprio comentário para o Brahma-sutra (também conhecido como Vedanta-sutra), eles não seguiam uma sucessão discipular Vaisnava genuína.

Srila Baladeva Vidyabhusana
 Já em idade avançada, Srila Chakravarti Thakura estava plenamente absorto na bem-aventurança transcendental de bhajana, por isso enviou o seu aluno Srila Baladeva Vidyabhusana ao encontro dos vaisnavas em Jaipur. Srila Baladeva Vidyabhusana partiu para Jaipur acompanhado por Sri Krishnadeva, discípulo de Srila Chakravarti Thakura.

 No encontro de eruditos em Jaipur, Srila Baladeva Vidyabhusana refutou os argumentos e dúvidas da parte contrária, e todos foram silenciados por sua apresentação. Ele estabeleceu que os Gaudiya Vaisnavas estão na sucessão discipular de Sri Madhvacharya. Por esse motivo, Srila Baladeva Vidyabhusana compôs o famoso comentário Gaudiya, Sri Govinda-bhashya. Mais uma vez, a adoração à Sri Sri Radha-Govinda começou no templo de Sri Govindadeva, e a validade da Sri Brahma-Madhva-Gaudiya sampradaya foi firmemente estabelecida.

Srila Baladeva Vidyabhusana
 Foi somente com a autoridade de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura que Sri Baladeva Vidyabhusana foi capaz de escrever o Sri Govinda-bhasya e comprovar a conexão dos Gaudiya Vaisnavas com a Madhva sampradaya. Tal conquista de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura, realizada em nome da sampradaya, ficará para sempre gravada na brilhante história do Gaudiya Vaisnavismo.

Seus três livros, Ujjvala-nilamani-kirana, Bhakti-rasamrtasindhu-bindu e Bhagavatamrta-kana, são tomados pelos Vaisnavas como sua riqueza.

Fonte: “Sri Camatkara-candrika” de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura.


 No ano de 1754, no quinto dia da fase luminosa da lua no mês de Magha (janeiro-fevereiro), com aproximadamente cem anos de idade, enquanto absorto em uma condição interna no Sri Radha-kunda, ele entrou em aprakata (não manifestado) Vrndavana. Ainda hoje seu samadhi pode ser encontrado próximo ao templo de Sri Gokulananda em Sri Vrndavana.