Como ocorre a devastação (aniquilação) do universo?

 Existem dois tipos de devastação universal: uma ao final do dia do Senhor Brahma e outro ao final de sua vida.

  No final do dia do Senhor Brahma ( uma noite = 4.320.000.000 de anos solares), ele ( o Senhor Brahma) repousa em um sono místico dentro do corpo de Garbhodakasayi Vishnu, e todas as entidades vivas condicionadas também entram nele.

Garbhodakasayi Vishnu

 Enquanto o universo está submerso na água, as entidades vivas repousam em seus corpos sutis dentro do corpo de Garbhodakasayi Vishnu, onde esperam até o início do próximo dia de Brahma, a próxima criação ou manifestação material. Alguns deles alcançam liberação e outros não.

 “No início do dia de Brahma, as entidades vivas passam do estado não-manifesto para o estado manifesto, e quando chega a noite, elas se dissolvem novamente para o não-manifesto. Repetidamente, quando amanhece o dia de Brahma, todas as entidades vivas ressurgem e, com a chegada da noite de Brahma, elas são desamparadamente aniquiladas." (Bhagavad-gita 8.18-19)

 Ao final de cada 4.320.000.000 de anos solares, quando Brahma, o senhor de um universo particular, dorme, há uma aniquilação. (Comentário no Srimad-Bhagavatam 1.10.21).


 No final da vida do Senhor Brahma: Quando o Senhor Brahmä completa os cem anos celestiais de sua vida, o Senhor Siva mais uma vez realiza seu trabalho de destruição. Nesse momento, as almas espirituais entram no corpo de Karanodakasayi Vishnu ou Maha Vishnu. No final de cada dia do Senhor Brahma, todas as almas entram em Garbhodakasayi Vishnu, e, no final da vida de Brahma, milhões de manifestações de Garbhodakasayi Vishnu entram em Karanodakasayi Vishnu, juntamente com as almas espirituais. No momento da criação, Karanodakasayi Vishnu gera inúmeras manifestações de Garbhodakasayi Vishnu, que, no momento da aniquilação total, entram em Seu corpo novamente.

 Karanodakasayi Vishnu

 No final da vida do Senhor Brahma, que se dá ao fim de seus cem anos de idade – por nossos cálculos, ao final de 8.460.000.000 x 30 x12 x 100 anos solares - , ocorre a aniquilação completa do universo inteiro. (Comentário no Srimad-Bhagavatam 1.10.21).

 Em ambos os períodos, tanto a energia material chamada mahat-tattva quanto a energia marginal chamada jiva-tattva imergem na pessoa do Senhor Supremo. (Comentário no Srimad-Bhagavatam 1.10.21). 


Fonte: Shiva Tattva -  A Compaixão Divina Revelada, de Srila BV Narayana Maharaja.