Srila Baladeva Vidyabhushana |
A SRIMAD BALADEVA VIDYABHUSHANA, um devoto puro do Senhor, que viveu no início do século 18 e entrou em nytia lila em 1768. Ele apareceu num local chamado Lago Chilka., um vilarejo próximo a Puri (Orissa), sendo filho de um vaishya agricultor. Numa idade muito jovem, dominava sânscrito, gramática, poesia e lógica, e tomou iniciação e sannyasa na sucessão discipular de Madhvacarya.
Em 1706, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura (seu siksa-guru) o mandou para Galta (perto de Jaipur) para provar a autenticidade do movimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Os Ramanandis locais (um ramo da Ramanuja Sampradya), propagavam que os Gaudya Vaisnavas, não tendo um comentário sobre o Vedanta-sutra, não eram uma linha discipular fidedigna e que portanto, não tinham o direito de adorar Govindaji ou qualquer uma das outras deidades de Vrindavana.
Sri Caitanya Mahaprabhu |
Ele, Srimad Baladeva, argumentou que Sri Caitanya Mahaprabhu havia estabelecido que o Srimad-Bhagavatam era o comentário mais importante sobre o Vedanta. Mas, os represantantes da Ramanuja continuaram dizendo: "Eles não têm um comentário e admitem isso!” Não tendo outro recurso, Srila Baladeva Vidyabhushana prometeu mostrar a eles o comentário da Gaudya sobre o Vedanta dentro de poucos dias.
GOVINDA BHASHYA |
Quando ele apresentou o comentário todos ficaram sem fala e a Gaudya extremamente feliz. Nesta época os panditas deram o nome para Srimad Baladeva de “Vidyabhushana” [aquele cujo ornamento é o conhecimento], em honra a sua grande erudição.