A quem A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada dedica o seu “ O BHAGAVAD-GITA Como Ele É”?


Srila Baladeva Vidyabhushana

  A  SRIMAD BALADEVA VIDYABHUSHANA um devoto puro do Senhor, que viveu no início do século 18 e entrou em nytia lila em 1768. Ele apareceu num local chamado  Lago Chilka., um vilarejo próximo a Puri (Orissa), sendo filho de um vaishya agricultor. Numa idade muito jovem, dominava sânscrito, gramática, poesia e lógica, e tomou iniciação e sannyasa na sucessão discipular de Madhvacarya.


 Em 1706, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura (seu siksa-guru) o mandou para Galta (perto de Jaipur) para provar a autenticidade do movimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Os Ramanandis locais (um ramo da Ramanuja Sampradya), propagavam que os Gaudya Vaisnavas, não tendo um comentário sobre o Vedanta-sutra, não eram uma linha discipular fidedigna e que portanto, não tinham o direito de adorar Govindaji ou qualquer uma das outras deidades de Vrindavana.

Sri Caitanya Mahaprabhu

 Ele, Srimad Baladeva, argumentou que Sri Caitanya Mahaprabhu havia estabelecido que o Srimad-Bhagavatam era o comentário mais importante sobre o Vedanta. Mas, os represantantes da Ramanuja continuaram dizendo: "Eles não têm um comentário e admitem isso!” Não tendo outro recurso, Srila Baladeva Vidyabhushana prometeu mostrar a eles o comentário da Gaudya sobre o Vedanta dentro de poucos dias.

GOVINDA BHASHYA
  Srila Baladeva Vidyabhushana foi ao templo de Sri Govinda e após oferecer suas reverências, relatou o que havia se passado no palácio. Naquela noite, em sonho, Sri Govinda disse para ele: ”Você pode compor um comentário. Este comentário será pessoalmente orientado por Mim. Ninguém será capaz de encontrar falhas nele”. Tendo esta visão no seu sonho, Vidyabhushana ficou muito feliz, e seu coração se encheu de força; então, meditou nos pés de Sri Govinda. Imediatamente começou a escrever o comentário. Dentro de poucos dias, ele terminou a tarefa. Este comentário ficou conhecido como GOVINDA BHASHYA sobre o Vedanta.

  Quando ele apresentou o comentário todos ficaram sem fala e a Gaudya extremamente feliz. Nesta época os panditas deram o nome para Srimad Baladeva de “Vidyabhushana” [aquele cujo ornamento é o conhecimento], em honra a sua grande erudição.