Srila Bv Madhava Maharaja fala sobre o surgimento das jivas (entidade viva).


  Srila Bhaktivinoda Thakur explica em seu livro Jaiva Dharma [temos em português] que existem três tipos de manifestação das jivas. (1) Uma veio de Sri Baladeva Prabhu, que são associados eternos da Suprema Personalidade de Deus, Krsna. Eles não pensam em nada que não seja o serviço a Krsna. Eles não têm tempo para pensar sobre este mundo material ou para pensar que estamos aqui sofrendo os três tipos de misérias.

  (2) Depois tem as jivas que vieram de Sankarsan. Estes são os associados dos inumeráveis planetas Vaikuntha. Eles também não têm tempo para pensar na existência do mundo material ou sobre aqueles que estão sofrendo aqui. E o (3) terceiro tipo de jiva veio de Karanodakasayi Visnu e são de dois tipos: almas liberadas e almas condicionadas. A maioria de nós veio de Karanodakasayi Visnu [Também conhecido como Maha-Vishnu, é a expansão Vishnu do Senhor Krsna da qual todos os universos materiais emanam. Milhões e milhões de tais universos que emanam dos poros da Karanodakshaya Vishnu]. Srila Bhaktivinoda disse isto.


Relato  de Srila Bhaktivedanta Madhava Maharaja no Parikram de Sri Navadvipa Dham, na ilha de Godruma, na casa (bhajana kutir) de Srila Bhaktivinoda Thakur.