Srivasa Pandita: o membro do Panca-tattva [as cinco verdades].


Srivasa Pandita
    

 Srivasa Pandita, é o quinto membro do Panca-tattva [as cinco verdades], Sri Krishna Chaitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasadi, Gaura Bhakta Vrnda. Vivia em Navadvipa antes do advento do Senhor Chaitanya. Malini, esposa de Srivasa, era uma constante amiga de mãe Saci Devi. Ela servia Nimai como ama. Ele é Narada Muni. Representa a entidade viva que somos nós [tatastha jiva].


Srila Narayana Maharaja 
  
 Srila Narayana Maharaja relata esse passatempo: 
 Quando o filho de Srivasa morreu, Caitanya Mahaprabhu disse: “Eu não estou Me sentindo plenamente feliz. Alguma coisa está acontecendo. O que há?” Ninguém queria dar a notícia a Ele porque Srivasa Pandita tinha avisado a todos os que estavam chorando em torno do menino: “Se vocês chorarem em voz alta, e se a dança e o canto do kirtana de Caitanya Mahaprabhu forem perturbados, me atirarei ao Ganges". Eles continuaram chorando, mas  em voz baixa.

  Um dos devotos se aproximou de Mahaprabhu e sussurrou em Seu ouvido: “Hoje, esse menino (filho de Srivasa) morreu, e lá dentro todos choram. O corpo morto está lá“. Mahaprabhu parou o kirtana e perguntou: “Por que você não Me contou isso antes?” Ele entrou no quarto e disse: “Oh meu querido menino, onde você foi? Você está dormindo. Imediatamente desperte!” Então, algo maravilhoso aconteceu: pela misericórdia de Mahaprabhu, a vida do menino imediatamente retornou ao corpo. Ele se levantou e começou a falar.

  Mahaprabhu perguntou: “Por que você deixou seu pai e sua mãe? Você estava tão bem aqui”. O menino respondeu: “Eu não estava feliz aqui. Já tive centenas de milhares de pais e mães em tantos nascimentos e, desde o início desta criação eu tenho sido pai e mãe de tantos! Quem é meu pai? Eu não o reconheço e não quero estar aqui. Tenho tantas facilidades. Quero ir para onde nasci agora. Meu Senhor, eu nasci e morri repetidamente, mas desta vez, no momento da morte, eu faleci bastante feliz, tendo tomado darsana de Seu belo rosto".