Srila Vamana Maharaja: o dicionário de Slokas.



Srila Vamana Maharaj
Hoje é o dia da aparição de um genuíno guru, Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Maharaja. Nasceu em 1916, no distrito de Jessore, Bengala Oriental, agora em Bangladesh. En su niñez se llamaba Santosa. Na sua infância, ele se chamava Santosa. Su tío paterno fue uno de los primeros discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, Sripad Nrsimha Maharaja. Seu tio paterno foi um dos primeiros discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, Sripad Nrsimha Maharaja. La madre de Srila Vamana Maharaja también era una discípula de Srila Prabhupada, y era muy estricta; A mãe de Srila Vamana Maharaja também era discípula de Srila Prabhupada e ela era muito rigorosa. Seu pai era um discípulo diksha do venerável Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami.
  Quando ele tinha apenas nove anos de idade, ela o levou ao math de Srila Prabhupada em Mayapura, onde Nrsimha Maharaja já residia. Cuando llegaron ahí, Srila Nrsimha Maharaja los condujo a nuestro Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, quien en ese entonces era el comandante del templo. Quando chegaram lá, Srila Nrsimha Maharaja os conduziu a Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja,que na época era o comandante do templo.
Em 1936, Srila Prabhupada deu-lhe Harinama e seu nome mudou para Sajjan-sevaka Brahmachari.  Residiendo en la matha a partir de ese día, Srila Vamana Maharaja recibió iniciación Harinama directamente de Prabhupada, y permaneció como un naistika-brahmacari de por vida. Residindo no math desde aquele dia, permaneceu como uma naistika-brahmacari por toda a vida.

  Depois que o período escuro desceu sobre o Sri Gaudiya Matha após o desaparecimento de Srila Prabhupada, ele foi o primeiro a receber os diksa-mantras de Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaj . Durante o Gour Purnima de 1952, recebeu a ordem de sannyasa juntamente com Srila Narayana Gosvami e Srila Trivikram Gosvami Maharaja.Desde então, ele é conhecido como Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja. Os últimos anos de sua vida ele passou em meditação profunda e intensa absorção em bhajan silencioso e íntimo cheio de sentimentos de bhava.


"Neste mundo, as pessoas trabalham na esperança de se livrar de suas misérias e obter felicidade. Mas, no final, a tristeza é o que eles conseguem mais, às vezes o resultado oposto também é visto. Assim como as tristezas vêm, sem realmente desejar por elas, da mesma forma a felicidade, anteriormente depositada em nossa conta, também vem por conta própria. Neste mundo material, assumimos o alívio temporário das tristezas como se fosse felicidade. Mas isso não é a real felicidade. Esta é a prisão de Mahamaya - esse forte como mundo foi construído com dores e misérias. O êxtase puro e a paz eterna nunca são possíveis aqui”.

Palavras de Srila Bhaktivedanta Vaman Goswami Maharaj.
[Fonte: Patramrita-Nectar of Letters. Carta datada: 31 de janeiro de 1974, Kolkata]