Srila Vamana Maharaja: o dicionário de Slokas.


  
           Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Maharaja
 Nasceu em 1916, no distrito de Jessore, Bengala Oriental, agora Bangladesh. Na sua infância, ele se chamava Santosa.  Seu tio paterno foi um dos primeiros discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, Sripad Nrsimha Maharaja. A mãe de Srila Vamana Maharaja também era discípula de Srila Prabhupada e ela era muito rigorosa. Seu pai era um discípulo diksha do venerável Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami.

  Quando ele tinha apenas nove anos de idade, ela o levou ao math de Srila Prabhupada em Mayapura, onde Srila Nrsimha Maharaja já residia. Quando chegaram lá, Srila Nrsimha Maharaja os conduziu a Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, que na época era o comandante do templo.

  Em 1936, Srila Prabhupada deu-lhe Harinama e seu nome mudou para Sajjan-sevaka Brahmachari. Residindo no math desde aquele dia, permaneceu como uma naistika-brahmacari por toda a vida. 


 Depois que o período escuro desceu sobre o Sri Gaudiya Matha após o desaparecimento de Srila Prabhupada, ele foi o primeiro a receber  diksa-mantra de Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaj . Durante o Gour Purnima de 1952, recebeu a ordem de sannyasa juntamente com Srila Narayana Gosvami e Srila Trivikram Gosvami Maharaja. Desde então, ele é conhecido como Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja. Os últimos anos de sua vida ele passou em meditação profunda e intensa absorção em bhajan silencioso e íntimo cheio de sentimentos de bhava.
Palavras de Srila Bhaktivedanta Vaman Goswami Maharaj sobre: O que é felicidade ?
"Neste mundo, as pessoas trabalham na esperança de se livrar de suas misérias e obter felicidade. Mas, no final, a tristeza é o que eles conseguem mais, às vezes o resultado oposto também é visto. Assim como as tristezas vêm, sem realmente se desejar por elas, da mesma forma a felicidade, anteriormente depositada em nossa conta, também vem por conta própria. Neste mundo material, assumimos o alívio temporário das tristezas como se fosse felicidade. Mas isso não é a real felicidade. Esta é a prisão de Mahamaya . Esse "forte" como mundo foi construído com dores e misérias. O êxtase puro e a paz eterna nunca são possíveis aqui”.

[Fonte: Patramrita-Nectar of Letters. Carta datada: 31 de janeiro de 1974, Kolkata]