O que é a niryoga-pasha (a corda que Krishna usa no seu turbante para amarrar as vacas)?


    
As gopis dizem “Ó sakhi, Krishna está usando essa niryoga-pasha para nós. O que queremos é o mesmo que as vacas querem. Queremos que Krishna nos ate com Sua corda de amor. Krishna eternamente com Sua corda pode amarrar qualquer jiva, qualquer um que possua um corpo. Essa corda é tão linda que ela atrai a todos. Após ser laçado por ela é impossível ficar longe de Krishna. Essa corda laça as entidades vivas aos pés de lótus de Krishna”.

    A corda no turbante de Krishna não é uma corda comum. Ela é niryoga. Ela conecta nossas mentes e corações para sempre a Krishna. Essa corda nos arranca tudo que possuímos e para sempre nos liga aos pés de lótus de Krishna. Esse é o significado de niryoga, A corda não é realmente um pasha para amarrar vacas, ela se destina segurar os nossos sentidos e corações porque eles estão repletos do mesmo desejo de correr daqui para lá que as vacas sentem. Essa é a corda do amor (prema).
   

“Nós não temos a oportunidade de servir a Krishna do mesmo jeito que Giriraja Govardhana ou como as árvores e trepadeiras de Vrindavana, ainda assim Krishna atrai nossos corações de tal modo que nunca mais conseguimos ficar longe dEle. Embora na realidade, estejamos tão distantes de Krishna.” Assim falando sobre a corda que segura as vacas, as gopis lembram-se dos passatempos de Krishna.










Palavras de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj, no seu Venu-Gita (O SOM DA FLAUTA DE KRISHNA), Texto 19.