Srila Prabhupada fala do Senhor Balarama.


  
  Jnanasim, a espada do conhecimento, é dada por Krishna, e quando alguém serve o guru e Krishna para segurar a espada das instruções de Krishna, Balarama dá a força. Balarama é Nityananda. Essa bala - Balarama - vem com Sri Caitanya Mahaprabhu, e ambos são tão misericordiosos que, nessa Era de Kali, podemos facilmente nos abrigar nos Seus pés de lótus. Eles vêm especialmente para salvar as almas caídas desta era.  Sua arma é sankirtana, hari-nama. Assim devemos aceitar a espada do conhecimento de Krishna e sermos fortes com a misericórdia de Balarama.

    Não é possível atingir o objetivo da vida sem a misericórdia de Balarama. Sri Narottama dasa Thakura, portanto diz, nitaiyera karuna habe, vraje radha-krishna pabe: quando recebemos a misericórdia de Balarama, Nityananda, podemos facilmente obter os pés de lótus de Radha e Krishna.

   Se uma pessoa não tem qualquer contato com Nitai, Balarama, então mesmo que seja um erudito com grande conhecimento, um jnani, ou tenha nascido numa família muito respeitável, nada disso lhe ajudará. Devemos, portanto, conquistar os inimigos da consciência de Krishna com a força recebida de Balarama.

Significado escrito por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, no SB 7.15.45.

   

 "O Senhor Balarama é a primeira expansão pessoal do Senhor Krishna, a Suprema Personalidade de Deus. Todas as outras encarnações se expandem d’Ele. Nos passatempos do Senhor Krishna, Ele brinca como o irmão mais velho de Krishna. Juntos Krishna e Balarama executam muitos passatempos como vaqueirinhos na terra de Vrindavana. O Senhor Balarama carrega um arado e uma maça e é conhecido pela Sua grande força." (Veja Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, Capítulo 5).