Shri Banke Bihari Temple: o mais movimentado de Vrndavana.


  



   Está localizado na cidade sagrada de Vrindavan, no distrito de Mathura, em Uttar Pradesh, na Índia. O templo de Bankey Bihari foi estabelecido por Swami Haridas.  Pelo seu sadhana, o casal celestial Radha Krishna apareceu na frente dele e, a pedido de Shri Swamiji, o casal se fundiu em um e a divindade de Banke Bihari apareceu lá. A divindade foi estabelecida em Nidhivan anteriormente. Shri Banke Bihariji cativou muitos devotos com seus olhos cortantes, um sorriso encantador e uma forma atraente.

Swami Haridas
   Swami Haridas nasceu para Shri Ashudhir e sua esposa Smt Gangadevi no dia de Radhashtami,  em 1535 Vikrami (1478 dC). Ele nasceu em uma pequena vila, agora conhecida como Haridaspur, perto de Aligarh, em Uttar Pradesh. Shri Gargachrya era o kulguru (guru da família). Um ramo da família migrou para Multan (agora no Paquistão), mas alguns deles retornaram depois de muito tempo. Sri Ashudhir era um desses migrantes que depois de voltar de Multan se estabeleceram nos arredores de Brij, perto de Aligarh.

  Em sua infância, ele gostava muito de meditação e escrituras, enquanto outras crianças de sua idade estavam ocupadas brincando. Ele foi casado na idade adequada. Mesmo depois de seu casamento, o jovem Haridas ficou longe dos prazeres mundanos e concentrou-se na meditação. Harimati ji era uma alma tão santa que, ao perceber a inclinação do marido, orou intensamente e foi transportada corporalmente para a morada celestial do Senhor, entrando na chama de uma pequena lâmpada na presença de Haridas. Não restaram restos físicos!

  Logo depois disso, Haridas deixou sua vila e foi para Vrindavan, que era uma floresta densa na época e escolheu um local isolado, que agora é conhecido como Nidhivana.  Sua forma de sadhana era compor e cantar canções em louvor ao Senhor. 

   Seus discípulos estavam curiosos sobre este lugar e um dia com a permissão de Swamiji, todos entraram no kunja. Mas, em vez de verem qualquer coisa, ficaram quase cegos pela luz intensa que parecia ocupar todo o lugar. Ao saber da situação, o próprio Swamiji foi até lá e, depois de seus pedidos, o Senhor apareceu pessoalmente com sua consorte divina, sorrindo agradavelmente e com humor brincalhão, lançando um feitiço de encanto em todos os seres vivos presentes ali. Aqueles que testemunharam isso ficaram tão encantados com a beleza do Senhor e de sua consorte que nem conseguiram piscar os olhos, parecia que todos haviam se transformado em estátuas de pedra.

  A história transmitida às gerações de Goswamis diz que a beleza do casal divino era tal que ninguém queria perder a visão e a proximidade da divindade. Concedendo a ele um desejo, o casal se transformou em um única deidade encantadora e negra. O encanto e a beleza de Shri Banke Bihariji é a única razão pela qual o 'darshan' no templo nunca é contínuo, mas é quebrado pela cortina puxada sobre Ele regularmente. Dizem também que, se alguém olhar o suficiente nos olhos de Shri Banke Bihariji, a pessoa perderá a autoconsciência.

  A responsabilidade do seva a Bihariji foi entregue a Jagannath Goswami pelo próprio Swamiji.  Jagannath Goswami foi um dos principais discípulos e irmão mais novo de Swamiji. Por tradição, o seva é realizado pelos descendentes de Jagannath Goswami até hoje.

  Inicialmente, a divindade foi instalada em um templo próximo à primeira aparição em Nidhivana. Um novo templo condizente com a glória de Bihariji foi construído em 1862 DC. Os próprios Goswamis mobilizaram recursos para a construção. O templo é uma beleza arquitetônica em si e segue o estilo contemporâneo do Rajastão.

   O seva a Bihariji é único à sua maneira. É realizado em três partes todos os dias, ou seja, Shringar, Rajbhog e Shayan. Enquanto shringar (inclui banho e adornos com jóias como coroas e colares), Rajbhog (festa) e Shayan (shayan significa sono) é oferecido à noite. O templo não tem uma tradição de Mangala (manhã cedo). Swami Haridas não era a favor de Mangla, pois queria que seu filho (Senhor) descansasse completamente e não queria perturbá-lo do sono profundo tão cedo pela manhã.

Shri Banke Bihariji 
  A cortina antes das Divindades não é deixada em aberto como em outros templos. A cada poucos minutos, a cortina é puxado com força e, em seguida, aberta novamente. Diz-se que os olhos brilhantes de Shri Bankey Bihari fará inconsciente se visto por um longo tempo. É o único templo onde sinos  não são usados para despertar Krishna na parte da manhã.

  O original Banke Bihari Templo foi estabelecido por Haridas Swami da Sampradaya Nimbarka, um contemporâneo dos seis Gosvamis, em Nidhivana. Originalmente Banke Bihariji era adorado sozinho. Mais tarde, uma pequena divindade de Radharani foi adicionada.

  Assim, o templo hoje permanece com toda a sua glória, dentro da qual o próprio Senhor reside. É lotado por milhares de visitantes todos os dias.