Existem
três tipos de expiação (Modo usado para reparar um crime ou falta; penitência):
expiação através de karma, expiação através de jnana e
expiação através de bhakti. Lembrar de Krsna é a expiação através
de bhakti. Portanto, o serviço devocional é uma expiação através
de bhakti. Não há necessidade dos devotos se dedicarem a um esforço
expiatório separado. A expiação em jnana é através do
arrependimento. Pela expiação de jnana são destruídos os pecados e as
sementes dos pecados, ou desejos, mas a ignorância não é destruída sem bhakti.
Pela expiação através de karma, tal como o processo de candrayana (jejuns
progressivos conforme a quinzena lunar), os pecados são eliminados, mas as
sementes dos desejos pecaminosos e a ignorância, a causa primitiva dos pecados
e do desejo de pecar, permanece inalterada.
Devemos considerar essa ciência da expiação
com muito cuidado. No serviço devocional
imotivado ao doce Senhor, não há rasas opostas como medo,
arrependimento ou liberação. A realização da nossa posição constitucional e a
eliminação de todos os pecados anteriores, tanto os frutificados quanto os
não-frutificados, são frutos irrelevantes de bhakti e,
portanto, são facilmente alcançados pelos devotos. Quanto aos jnanis,
eles destroem seus pecados não-frutificados pelo processo indireto do
arrependimento e desfrutam dos resultados dos seus pecados frutificados na vida
atual. Quanto para os karmis, seus pecados serão destruídos ao
desfrutarem os frutos, na forma de punição. Portanto na ciência da expiação é
extremamente importante considerar a qualificação do praticante.
Fonte: Sri Krsna-samhita*
de Akincana Sri Kedaranatha Datta (Bhaktivinoda Thakura)
*Esse
livro, que é querido pelos devotos, foi compilado por Kedaranatha, que pertence
à comunidade kayastha de Bharadvaja da família Datta e que
reside em Hatta Khola, Calcutá. Esse livro foi escrito no ano de 1879 durante a
minha estadia na vila de Bhadraka, Orissa, com propósitos oficiais.